Missão
Planejar, coordenar e executar políticas públicas integradas de segurança pública, trânsito, transporte e defesa civil, visando proteger a vida, garantir a ordem pública, a mobilidade segura e eficiente, e prestar apoio à população em situações de emergência e calamidade.
Visão
Ser referência na promoção da segurança pública, da mobilidade urbana eficiente e da proteção comunitária, com foco na prevenção, no desenvolvimento sustentável e no bem-estar social.
Funções
Formular, coordenar e executar políticas de segurança pública municipal, transporte, trânsito e defesa civil.
Promover ações de prevenção à violência, acidentes e desastres.
Gerenciar e fiscalizar o sistema de transporte coletivo e individual do município.
Planejar, implantar e monitorar a sinalização de trânsito.
Atuar na educação para o trânsito e mobilidade urbana
Articular parcerias com órgãos estaduais, federais e sociedade civil.
Atribuições da Secretaria
Elaborar e propor políticas públicas nas áreas de segurança, trânsito, transporte e defesa civil.
Coordenar as ações da Guarda Municipal
Realizar vistorias e levantamentos técnicos relacionados à segurança pública e à defesa civil.
Atribuições do Gestor
Representar oficialmente a Secretaria junto aos órgãos públicos, privados e à comunidade.
Planejar, coordenar e controlar as atividades da Secretaria.
Estabelecer diretrizes, prioridades e metas para as políticas públicas sob sua responsabilidade.
Promover a integração entre as divisões (Segurança, Trânsito, Transporte e Defesa Civil).